sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Tertúlia - Centro Educativo da Feitosa






















A 6ª edição do projecto "Lê para mim, que depois eu conto..." encerrou no passado dia 14 de Novembro com a apresentação dos trabalhos realizados, uma acção de sensibilização para a importância do desenvolvimento de hábitos de leitura (pela Dra. Manuela Castro – Coordenadora Local RBE) e uma feira-mostra de Literatura.
Participaram neste evento as famílias envolvidas (pais e filhos), as educadoras e professoras dos anos de escolaridade envolvidos, outros professores do C. Educativo, representantes do Conselho Executivo e outros convidados, num total de cerca de 90 pessoas.
Foi um momento alto na vida do projecto. Pais e filhos, irmãos, avós, tios e outros familiares e amigos partilharam entre si, e com todos os presentes, experiências afectivas vividas através dos livros e da leitura...
Todas as famílias estão de Parabéns, pois realizaram e apresentaram excelentes trabalhos...
São agora esperadas no "Clube das Famílias Leitoras"!
Não nos sendo possível expor amostras de todos os trabalhos apresentados, deixamos, contudo, alguns exemplos.
"Leitura Saborosa"
Ingredientes:
Família reunida
1 bom livro
Conforto
DisponibilidadeGosto e Paciência q.b.
Modo de Preparação:
Junte a família num cantinho sossegado e confortável. Adicione uma ou outra troca de ideias quanto ao livro a degustar. Proporcione um momento único de prazer, unidos, alternando com os afectos que possam salpicar para fora de cada um e envolva-os sem se debater com o tempo que vai gastar, mas com a quantidade de fermento que vai ajudar cada um a crescer uniformemente. Faça um creme leve composto por um olhar, uma carícia, ou até mesmo um sentimento envergonhado. Triture todos os ingredientes com sabedoria, e minuciosamente passe-os para fora. Elimine desta receita todos os ingredientes que a possam contaminar: televisão, computador, consola e outros.
Faça uma bola moldada pela personalidade de cada um, deixe-a levedar o tempo que achar necessário. Tente rechear com todas as palavras, sons, imagens ou mesmo imaginação.
Leve a cozer em forno brando todas as dúvidas e descobertas feitas ao longo desta deliciosa confecção.
Por fim, mas não menos importante, delicie-se com esta receita sempre que quiser, desfrutando de todo o paladar, o sabor, o observar, o ouvir, o sentir, transmitido pelo livro explorado em família.
Acompanhe com uma boa porção de imaginação e solte-se livremente no mundo mágico e absorvente que é a leitura, sem se preocupar com as calorias adquiridas.
BOA LEITURA!
Sugestão do chef: Ana Catarina Cunha Caldas (Novembro 2008)

Sem comentários: