quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Projecto chega a Viana










O “Lê para mim, que depois eu conto…” chegou ao Agrupamento de Escolas Abelheira – Viana do Castelo
Trata-se da 9ª edição do projecto e desta vez envolveu um grupo de nove famílias dos meninos de 5 anos do Jardim-de-infância da Meadela.
Foram 6 semanas (de Novembro a Janeiro) marcadas pelo aconchego do calor humano dos encontros semanais a contrastar com os dias mais chuvosos e escuros de Inverno. Pelas 18.30h lá iam chegando as mães carregadas do peso de uma 5ª feira de trabalho, prontas para mais um momento de saborear a leveza do prazer dos livros e da leitura associado à dedicação do aprender em prol da educação dos filhos.
E foi assim mesmo…uma equipa, estreitando laços à medida que as sessões aconteceram. A certa altura já se ultrapassava o tempo previsto para o encontro.

Foi num instante que o dia 9 de Janeiro se aproximou e a tertúlia aconteceu. Foram convidados todos os encarregados de educação dos alunos de 5 anos e muitos apareceram e não deixaram de dar o seu contributo de apreço pela iniciativa manifestando vontade de que este tipo de evento seja continuado no 1º ciclo.

Na realidade, torna-se difícil traduzir em palavras escritas todo o envolvimento de um conjunto de pessoas, as quais merecem aqui uma menção de apreço: o conselho executivo, na pessoa da educadora Fernanda, a coordenação do Jardim de Infância, na pessoa da educadora Rosa Maria, o corpo docente, nas pessoas de todas as educadoras e o pessoal auxiliar, nas pessoas das senhoras que pacientemente aguardavam o fim dos encontros para encerrar o Jardim.
Merecem ainda uma palavra muito particular de agradecimento a associação de pais do Jardim de Infâncias que gentilmente suportou os custos desta iniciativa e a coordenadora local RBE, docente Manuela Castro, pelo excelente momento de reflexão que nos proporcionou com o “Agora não Duarte!”.

Numa nota final: bem-haja a mãe do projecto, docente Lúcia Barros e o grupo de trabalho RIBE, docentes Augusta, Ana e Carminda, esta última responsável por esta edição do projecto.

Sem comentários: