quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Chegamos à dezena!















Chegámos, com muito orgulho, à décima edição do Projecto “Lê para mim, que depois eu conto…”!

É a vez da EB1/JI de Góios, Agrupamento de Escolas de Marinhas – Esposende, e conta com a participação de nove famílias do pré-escolar e do 1º e 2º anos do 1º CEB.
Trata-se de mais um grupo muito interessante e interessado em partilhar as suas experiências de leitura em família, que, de acordo com os relatos, têm sido vividas com grande intensidade e enorme “gozo” à volta dos livros, que nos têm acompanhado ao longo das várias edições do projecto.
Assim, e depois de percorrer tantas famílias, o nosso livro “Ainda Nada?”, continua a surpreender: imaginem que o pássaro até tem o bico transformado em “lima de unhas” por isso é que conseguiu cortar a flor. E o bichinho que vai desaparecendo da história? É uma formiguinha que saiu do buraco que o Sr. Luís fez. Mas também pode ser uma aranha (e porque o nosso pequeno leitor não gosta das aranhas, esta até fugiu da história). E a água, porque é cor-de-rosa? E a semente, porque é verde? Não costumam ser!... Pois não, mas no mundo das histórias… podem ter a cor da nossa imaginação! Os nossos pequenos leitores não apreciaram a impaciência do Sr. Luís, daí que… ele tenha perdido a flor… Mas, com agradável surpresa, as nossas crianças descobriram que as páginas que não têm texto, também nos dizem coisas sobre a história (e, coisas que o Sr. Luís não sabe)!!!

Quanto à nossa Lua… em Góios, o chocolate é o rei dos sabores! Descobrimos uma menina tão gulosa, que, se fosse fada, transformava os tijolos em chocolate, e, se fosse pequenina, nadava numa taça de mousse de chocolate…
E não há dúvida que doçura traz ternura… pois os nossos heróis, se fossem fadas ou mágicos, aproveitavam tais poderes para ajudar os outros… Enfim… coisas da Literatura…

E, ao completar dez edições, alguém se lembrou de “avaliar” as histórias! (provavelmente, estava na altura). Não é que uma família resolveu atribuir estrelas às histórias, de acordo com as suas preferências? Registamos a ideia, e, quem sabe, ainda criamos o TOP de HISTÓRIAS?...

E poderíamos continuar, pois os livros constituem uma fonte inesgotável de leituras, que, “misturadas” com as vivências das famílias, vão alargando o nosso leque de saberes, de experiências e de visões do mundo.

Enquanto aguardamos, com grande expectativa, o momento da tertúlia, deixamos alguns registos do decorrer do projecto, de onde destacamos uma bonita colecção de velhinhas!!! Não estão um encanto?

Até breve.


5 comentários:

Anónimo disse...

Eu gosto de andar na minha escola e adorei a Semana da Leitura, principalmente o Sarau onde estiveram muitas pessoas. Eu gosto muito de ler! E adoro a minha professora: professora Sameiro!

Catarina disse...

Eu gostei muito da semana da leitura. Gostei de ver livros novos e conheci o autor José Manuel Saraiva. Ele perguntou-nos qual era o nosso animal preferido e depois criámos um animal com todos os animais - Ledigasaceragotivachica.
Gosto muito da minha escola, da professora Sameiro e das minhas amigas!

Anónimo disse...

Olá! Eu sou a mãe da Catarina Coelho (2º ano).
"Lê para mim que depois eu conto..."
... eu leio para a minha filha desde que ela tinha 1 ano de idade! Tentei sempre ler, mesmo quando parecia que ela não prestava atenção. Lembro-me de ela ter 2-3 anos e eu começava a ler uma história. Ela ia brincar a meio e eu parava achando que ela não me estava a ouvir. Depois ela perguntava-me: - Mãe, porque paraste? Afinal, ela estava sempre a ouvir... e a aprender. Hoje, é ela que lê para mim muitas vezes. Gosto muito de poder ler para ela, de a ouvir ler para mim e de lermos as duas juntas...
Depois deste projecto, vou continuar a ler... agora para dois...

Anónimo disse...

Voltando à conversa também gostei muito da poesia.
Principalmente da noite escrita por Luísa Ducla Soares. A parte que mais gostei foi quando os rapazes se deitaram no chão.

Augusta disse...

Olá
Gostei muito de ver estes comentários. O da mãe Fernanda, claro mas principalmente os dos meninos.
Fico contente que se manifestem sobre as actividades da escola e sobre os livros e leitura.
Augusta