sábado, 18 de abril de 2009






Foi com muito orgulho que completámos UMA DÚZIA de edições de “Lê para mim, que depois eu conto...”. Belinho (Esposende) encerrou este ciclo.
Um grupo de cinco famílias participou, ao longo de sete semanas, nas sessões de trabalho que lhes permitiu conhecer e aplicar novas leituras e novas formas de contar histórias em família. A prová-lo estão os trabalhos que, no passado dia 27 de Março, na respectiva tertúlia, estas famílias apresentaram.
Uma original forma de ler poesia foi-nos revelada pelo Tiago, menino do J.I.: uma interessante montagem de imagens num cartaz criou mecanismos de memorização que permitiram ao Tiago declamar “Onde está o gato” de Luísa Ducla Soares para todos os participantes.
O projecto inspirou também a criação da história “Era uma vez uma história”, promoveu a reflexão em torno da importância da leitura em família, tendo o testemunho sido passado por uma das famílias, e deu ainda origem a uma nova dramatização de “Corre, corre cabacinha” que continua a ser um dos livros de eleição das crianças.
“Gerar ideias leitoras”, tema apresentado pela professora Carminda, completou a reflexão em torno desta temática.
A tertúlia encerrou com um momento de animação especialmente dedicado aos pequeninos: “Chapeuzinho Amarelo”, e com um pequeno convívio. Bem hajam todos os participantes!