sexta-feira, 26 de março de 2010

14ª edição "Lê para mim que depois eu conto"


As sementes de leitura continuam a alastrar... ultrapassaram mais uma fronteira e chegaram ao agrupamento António Correia de Oliveira, em Esposende.
A feliz contemplada foi a EB1/JI de Curvos, que, durante os meses de Fevereiro e Março acolheu um grupo de onze famílias, muito interessado, activo e participativo. A professora Augusta Almeida foi quem teve o privilégio de acompanhar esta etapa da caminhada pelo mundo dos livros e da leitura que é o "Lê para mim que depois eu conto...".
Pela primeira vez registou-se a presença de vários casais (pai e mãe), o que é revelador do lugar importante que é dado à leitura nestas famílias. De salientar, igualmente, a presença em todas as sessões das Educadoras do Grupo, e ainda de outras educadoras da instituição que funciona na freguesia, e que manifestaram vontade em participar.
E como não poderia deixar de ser, os livros continuam a fazer sonhar quem os lê...
Em Curvos, a Débora se fosse muito pequenina, fazia miminhos aos animais, fazia penteados às velhinhas que fossem boas e tratava dos dentes das velhinhas que são velhinhas.
Outros seriam animais... uma joaninha, um galo... e ajudavam as borboletas e as formigas a voarem até ao sol, ou seriam um peixe para apanharem outros peixes...
A Isabel queria mesmo ser aquilo que o pai já lhe chama: Uma princesa. A Laura queria ser um cotão para entrar no aspirador, mas a Mariana não quer nada dessas coisas... ela JÁ É GRANDE!
O Gonçalo, esse quer ser como o urso-formigueiro na fotografia: ter uns óculos e um colar de homem ladrão!
Chegou depressa o fim... recordando o que dizia uma das mães: estes livros, este bocadinho serve mesmo para relaxar.
Foram bons estes momentos: semear leituras e partilhar leituras continua a produzir frutos, e acreditem... também contribui para a nossa felicidade!

Sem comentários: