segunda-feira, 30 de maio de 2011

O projeto em Rio de Moinhos - Marinhas

Neste último período do ano escolar de 2010/2011, o projeto ainda chegou à escola de Rio de Moinhos. É uma pequena escola apenas com o primeiro ciclo. Talvez por isso o grupo de participantes seja tão diminuto... Mas não é por isso que desistimos. São quatro famílias que merecem ter a oportunidade que outros tiveram. E sempre se mostraram interessadas e participativas.O grupo ficava maior pois contamos sempre a presença das professoras das turmas, das quais faziam parte os alunos.
Em conjunto, trocamos ideias, debatemos alguns temas interessantes e promovemos a leitura…

Valeu a pena.




sexta-feira, 20 de maio de 2011

IV Encontro Interconcelhio

É já no próximo dia 4 de Junho de 2011, em Antas - Esposende, o IV Encontro Interconcelhio "Lê para mim, que depois eu conto...". Um momento alto do projeto, que reúne a grande família das famílias leitoras! O programa está bem recheado... o dia promete!



quarta-feira, 11 de maio de 2011

A obra de Álvaro Magalhães alimenta os Cubes de Famílias Leitoras

Os livros dos Contos da Mata dos Medos, de Álvaro Magalhães, deram corpo à Temática Ambiental na Literatura ao longo do 2º e 3º trimestre de trabalho dos Clubes de Famílias Leitoras.


Tornaram-se companheiros habituais de jornada, o ouriço, que faz as delícias dos mais pequenos (o Lucas quando vê alguém parado, não resiste a perguntar “estás a ouriçar?”), o chapim demasiado ocupado em “arrecadar”, que tem dado que pensar aos mais crescidos, o coelho e os seus medos… enfim, todos eles, mas especialmente o caracol, com a sua grande lição de vida, que não resistimos a partilhar:

«(...) “Não contes comigo”, disse o caracol, que ia a passar. “Estou de partida.”(...) “Vou ver o mar”.

“Outra vez?”, perguntou a toupeira. “Todos os anos partes para ver o mar, e todos os anos voltas sem ver o mar.”

“E isso que interessa?”, perguntou ele irritado. “Faço sempre uma grande viagem, trago muito que contar. Se já tivesse visto o mar, não podia partir agora para ver o mar.” (...)»

Um trio perfeito...