domingo, 27 de maio de 2012

Famílias Leitoras (re)carregam baterias no V Encontro Interconcelhio Lê para mim, que depois eu conto...


Teve lugar no passado dia 26 de maio em Subportela – Viana do Castelo, o V Encontro Interconcelhio Lê para mim, que depois eu conto...

Ao longo desta intensa jornada, os membros desta “grande família” tiveram oportunidade de conhecer e apreciar os trabalhos desenvolvidos, no âmbito do projeto, ao longo do ano que agora termina, pelos quatro agrupamentos envolvidos (António Feijó, Freixo, Marinhas e Darque), podendo, deste modo, comparar leituras e experiências leitoras. Do programa constou, para além da exposição de trabalhos, da mostra literária e da apresentação de testemunhos de algumas das famílias participantes, a primeira apresentação pública da mais recente obra de José Ilídio Torres: 4 Histórias de Pais & Filhos, a estreia do autor no mundo da literatura para crianças e jovens, que proporcionou a todos os presentes uma viagem pelos meandros da escrita literária. A dar corpo à vertente mais recreativa do encontro, os jogos tradicionais organizados pela associação de pais da escola anfitriã, permitiram aos participantes mais novos experimentar as “brincadeiras de criança” dos seus pais e avós, e aos mais velhos recordar e reviver a sua própria infância.







quarta-feira, 16 de maio de 2012

V Encontro Interconcelhio "Lê para mim, que depois eu conto..."

Realiza-se já no próximo dia 26 de maio, em Subportela - Viana do Castelo, o V Encontro Interconcelhio "Lê para mim, que depois eu conto...". Este ano, conta com a participação especial de Ilídio Torres, que fará a apresentação do seu novo livro "Quatro Histórias com Pais e Filhos". Contamos com a presença de todos os membros da "crescente Família das Famílias Leitoras".


"Lê para mim, que depois eu conto..." nas II Jornadas de Crítica y Investigación en Literatura Infantil y Juvenil na Universidade de Filoloxia e Tradución de VIGO.
Organizadas pela ANILIJ, e realizadas nos dias 11 e 12 de maio, estas Jornadas de crítica e investigação em Literatura Infantil reuniram um conjunto de especialistas, críticos, investigadores, autores, tradutores e editores que refletiram em torno da temática "A Família na Literatura Infantil e Juvenil".


A equipa dinamizadora deste projeto de promoção da leitura em ambiente familiar, selecionado no âmbito do projeto Ideias com Mérito 2010 pela Rede de Bibliotecas Escolares, deu a conhecer o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, neste âmbito, ao longo dos últimos cinco anos, tendo apresentado a comunicação "Lê para mim que depois eu conto... Literatura Infantil e Mediação Leitora".