segunda-feira, 11 de março de 2013

Famílias Leitoras António Feijó - 5ª sessão 2012/13

Foi sob o signo do Humor que o Clube de Famílias Leitoras António Feijó reuniu no passado dia 4 de março, dando cumprimento à 5ª sessão do  ano. Foram apresentados trabalhos, partilhadas experiências e encontrados muitos motivos para SORRIR... a propósito das leituras realizadas... Ah! E a Arca dos Contos das Famílias Leitoras continua em fase de "recheio"...
Para este próximo mês e para concluir a viagem pelos Contos Populares Portugueses, sugerimos percorrer o caminho do JOGO em busca da sonoridade e da musicalidade das palavras, através dos contos A Formiga e a Neve; o Galo e o Pinto; e o Rabo do Gato, que cruzaremos com Mais Lengalengas de Luísa Ducla Soares.




terça-feira, 5 de março de 2013

Lê para mim, que depois eu conto…II encerra com chave de ouro na EB1 de Ponte de Lima


A tradicional tertúlia de encerramento do projeto aconteceu a 1 de março. O evento contou com mais de meia centena de pessoas que se reuniram para conhecer, ou reviver, as voltas que os livros levam e as voltas que as leituras dão…  no seio de cada família: A Árvore Generosa, A Casa da Mosca Fosca, Perto e A Minha Mãe foram, uma vez mais, as obras eleitas pelos participantes, que as apresentaram, também uma vez mais, de uma forma renovada e até inusitada! Prova de que um bom livro nunca se esgota! O serão contou ainda com a intervenção da Dra. Raquel Ramos, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares que deixou aos presentes algumas pistas de reflexão sobre a importância da Leitura em Família, e ainda algumas sugestões de leitura. O Diretor do Agrupamento, Professor José António Silva, deixou uma palavra de apreço a todos os participantes e envolvidos neste projeto, e o Professor João Carlos Gonçalves, Coordenador do Estabelecimento, encerrou a noite com um apelo à participação na Semana de Leitura que se avizinha (e que será a última naquela escola), e com a leitura de Carta a um Filho de Rudyard Kipling, texto que encerra a grande missão do Lê para mim, que depois eu conto…