quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A Casa da Mosca Fosca


Retomamos, tal como havia sido prometido, uma rubrica que tem a assinatura da professora Ana Margarida Luciano, que é também uma Mãe / Família Leitora.

Ao longo do ano, iremos revisitar as obras que deram corpo às duas edições do projeto Lê para mim, que depois eu conto...

Como a Mosca Fosca esteve connosco a comemorar o 10º aniversário do projeto, pela voz da Marília, mãe Leitora, que criou novas aventuras para as personagens desta obra, é por aqui que começamos.


Um dos momentos do aniversário 10 anos aLER+ em Família:
"A Sopa do Urso Lambeiro" - continuação das Aventuras da Mosca Fosca.


A Casa da Mosca Fosca 


Autores: Eva Mejuto e Sergio Mora
Editora: Kalandraka

                Eva Mejuto adaptou um conto popular russo e deu-nos a conhecer a Mosca Fosca, que vivia num bosque distante e, «farta de zunir, de dar voltas sem parar/decidiu fazer uma casa para morar». Para morar e não só! Também para receber amigos, para os quais prepararia doces na cozinha.
                Se bem decidiu, melhor o fez. No dia da inauguração do novo lar da Mosca Fosca, um belo cheiro a bolo de amora «espalhou-se pelo bosque afora».
                Um por um, foram chegando os visitantes. O primeiro foi o Escaravelho Carquelho, «aquele que tem o nariz vermelho», o segundo foi o Morcego Ralego, «o que gosta da noite e do sossego», o terceiro… Bem, a certa altura já eram sete (contando com a anfitriã) os convivas reunidos para merendar. Quem não gostou muito de se sentir excluído foi o Urso Lambeiro, «o mais guloso do mundo inteiro»
                Consegues imaginar o que se segue? Sim? Então já sabes como acaba o conto:
 «… com uma dentada e pronto!»


Este é um livro indicado pelo Plano Nacional de Leitura para alunos do 2.º ano (leitura autónoma). As ilustrações de Sergio Mora, que enchem a página e enchem o olho, recriam os divertidos animais protagonistas. Trata-se de uma narrativa acumulativa, rimada, ritmada, que se aproxima das formas da literatura oral. Por isso agrada tanto aos mais pequenos (e não só).

                                                                                                Ana Margarida Luciano


Sem comentários: