terça-feira, 21 de março de 2017

Dicas para ler+ em família (3): temas difíceis - leituras partilhadas


           A experiência de leitura em família que hoje partilhamos vem da casa da professora Cláudia Marinho, que além de apaixonada pelo desporto, é também uma apaixonada pelos livros e pela leitura.
           Neste momento, esta mãe leitora está a viver uma experiência muito interessante de leitura partilhada com a sua filha Filipa, que frequenta o 5º ano: em livros diferentes, ambas leem sobre a difícil temática do Holocausto, partilham episódios, emoções e, sobretudo, a paixão pelos livros. 


Deixamos o testemunho da professora Cláudia, na primeira pessoa, a quem agradecemos a partilha: muito obrigada!


Gosto de ler. Gosto muito de ler. Gosto de conhecer outros lugares, outras vidas, outras histórias através da leitura. Quando termino de ler um livro, fico com saudades das personagens e tenho alguma dificuldade em desligar-me daquele enredo. Curiosamente, eu e a minha filha Filipa partilhamos o mesmo gosto pela leitura. Neste momento, estamos a ler livros diferentes mas com um tema em comum: a perseguição nazi aos judeus.
A Filipa está a ler o “Diário de Anne Frank”, uma menina de uma família judaicaque se refugiou num anexoem Amsterdão, ajudada e protegida por um conjunto de pessoas corajosas e leais, para escapar às perseguições nazis. O seu testemunho relata o dia a dia de várias pessoas, escondidas neste espaço durante dois anos, com o terror de serem descobertos.
Eu estou a ler ”Uma casa de Família”, de Natasha Solomons, inspirado na sua tia avó. Trata-se da vida de uma família judaica de Viena de Áustria. O pai é escritor e a mãe, cantora. Com a ameaça nazi a pairar sobre a Europa e, ao verificarem que muitos dos seus amigos estão a desaparecer, a família Landau teme pela sua segurança e a decisão de fugir do país é dolorosa mas inevitável. No entanto, não conseguem fugir juntos. Aos pais e à irmã mais velha são-lhes garantidos vistos para os Estados Unidos, enquanto que a filha mais nova parte para Inglaterra onde a espera um emprego como criada de uma família aristrocática. Parte com um pequeno tesouro em ouro e pérolas cosidos na baínha dos vestidos, um violino e a promessa de que se reencontrarão dali a seis meses…
Duas histórias, um tema: o Holocausto. Que estas vidas nunca sejam esquecidas.
Boas leituras!


Cláudia Marinho


Sem comentários: