quarta-feira, 26 de julho de 2017

Especial Dia dos Avós: uma mão cheia de livros


Para todos os gostos, e para todas as idades, porque os afetos não têm prazo,

Selecionamos uma mão cheia de livros para ler com os avós, para brincar com os avós e/ou para sonhar com os avós... (que tornarão o Verão e as férias ainda mais emocionantes).

Estas obras trazem convites para "cavalgar" numa bicicleta,  fazer um piquenique num local com história(s), construir uma manta de retalhos (ou de memórias), e ainda MIMAR os avós, enquanto nos divertimos.


Integram esta seleção dois dos autores que nos visitaram no ano letivo que agora termina, António Mota que abriu as comemorações dos 
10 Anos aLER+ em Família 
no agrupamento de escolas António Feijó, no mês de outubro, e João Manuel Ribeiro, que marcou presença na Semana da Leitura, no mês de março.

Meu Avô Rei de Coisa Pouca é a obra que o autor considera ter mais notas autobiográficas, tal foi a importância que o avô teve na sua vida. Uma leitura emotiva, quase sensorial, tal é a riqueza de imagens que conseguimos criar através de uma narrativa que transpira poesia.

"(...) Seduzia-me o modo como dava vida a todas a s coisas: flores, frutos, pedaços de chão e nuvens cinzentas. Assim aprendi histórias e mitos. Assim descobri que a velha bicicleta de esquadro, esvoaçando sob os pés fartos de pedaladas, era Pégaso, o cavalo alado. Lembro-me que a nossa primeira andança neste cavalo de ferro foi pelo caminho de saibro e lama, entregues ao descontrolo da loucura ou da velocidade. O avô pedalava, inclinado sobre o guiador, eu agarrava-me com todas as forças à sua cintura e abria as pernas para afugentar ramos e pólenes em que roçávamos na fartura da vegetação."
João Manuel Ribeiro, 2011, pg. 10

Pardinhas é uma obra carregada de memórias, um regresso à infância, narrado pelo avô junto à casa em ruínas... Um romance bem ao jeito do seu autor.

"Não sei o tempo que estivemos sentados sobre as pedras forradas de musgo a ouvir o meu avô, em frente daquele silvado onde, calculo eu, viviam cobras, ratos, formigas, e outra bicharada.
Despertamos quando o meu pai apareceu ao fundo da rua a gritar:
- Então, como é, ó turistas?! Vem a gente fazer uma passeata até à cidade de Pardinhas, e ainda por cima vai comer tarde e a más horas?! A paciência tem limites!...
- Já vamos, já vamos - respondeu o avô.
- Deixe-se estar, Vô - ordenou a Ana. - Nós vamos comer aqui! (...)"
António Mota, 1988, pg. 155

Ao planeta tangerina fomos buscar a Manta. É um bom momento para (re)visitar uma obra tão BELA! E para nos inspirarmos... (se faltarem ideias), podemos socorrer-nos das sugestões dadas pela magnífica equipa que habita este planeta: é só espreitar AQUI.

Para os mais novos (ou nem tanto), os divertidos álbuns Como tomar conta de uma avó e Como tomar conta de um avô, serão, certamente uma fonte de ideias e de prazer para tornar este dia e este verão inesquecíveis!

Boas Leituras e Boas Férias!

Sem comentários: