terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Dicas para ler+ em família (1): Poesia ao fresco


Não é por ser Carnaval, embora ler nunca faça mal, é mesmo porque qualquer dia é bom para partilhar coisas boas, e hoje queremos partilhar uma experiência de leitura em família, que pode muito bem ser copiada ou ajustada a qualquer lar.

Na casa da professora Luciana Brito, que, além de apaixonada pela Matemática, é também uma mãe leitora, o ano começou com um desafio que a própria lançou:

A cada domingo, cada membro da família fica responsável por apresentar, e partilhar com os restantes elementos, um poema. É simples, não é?




O poema, depois de lido, é colocado na porta do frigorífico (um local que, neste lar, alberga memórias felizes), sendo substituído, a cada domingo, por um novo poema: no final do ano terão certamente um rico Poemário Familiar.


E... de cada vez que alguém vai em busca de alimento para o corpo, encontra também alimento para o espírito.

Agradecemos a partilha, bem como a cedência da fotografia, à Professora Luciana. 
Desejamos à família Brito Araújo um ano repleto de Poesia e ficamos à espera que "a moda pegue"!

Vamos aproveitar o dia mundial da poesia para começar?
Boas Leituras!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Os Três Bandidos


Em mês de Carnaval, deixamos a sugestão de "vestir a capa de bandido" e partir à descoberta deste tesouro...

Esta é uma proposta "extra" da Professora / Mãe / Leitora Ana Margarida Luciano, a quem agradecemos a colaboração.

OS TRÊS BANDIDOS

     Os protagonistas desta história são três bandidos.
                Serão eles três vilões? Ou três heróis?
                Os três bandidos assaltavam carruagens. Um tinha uma pistola, outro tinha um fole cheio de pimenta e o último um enorme machado vermelho.
                E então: heróis ou vilões?
                Mais umas pistas:
                Os três bandidos andavam sempre escondidos por baixo de longas capas pretas e de altos chapéus pretos.
                Assustadores, não?
                E ainda há mais:
                «Sempre que apareciam, as mulheres desmaiavam, os cães metiam a cauda entre as pernas e até os homens mais valentes fugiam.»

                Não te restam dúvidas, são terríveis vilões, estes três bandidos. Aliás, nem era preciso tanto, bastava ler o título e consultar um dicionário:

ban·di·do (substantivo masculino) 1. Pessoa que vive de roubos ou outras atividades ilícitas. = BANDOLEIRO, SALTEADOR 2. Pessoa que é pouco honesta ou tem mau carácter. = PATIFE. (AQUI

                Mas… parece que não é bem assim. É que os três bandidos, no fundo, tinham corações de manteiga, que derreteram completamente quando conheceram Úrsula, uma menina órfã que encontraram sozinha dentro de uma carruagem que tencionavam assaltar.
                A partir dessa noite muito escura, a vida dos três bandidos transformou-se…

                Consegues imaginar como usaram o enorme tesouro que escondiam numa casa, na parte mais alta da montanha?
Este livro de Tomi Ungerer (autor e ilustrador) foi editado pela Kalandraka e é aconselhado pelo Plano Nacional de Leitura para crianças do 2.º ano de escolaridade (leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais).

Ana Margarida Luciano


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

A Casa da Mosca Fosca


Retomamos, tal como havia sido prometido, uma rubrica que tem a assinatura da professora Ana Margarida Luciano, que é também uma Mãe / Família Leitora.

Ao longo do ano, iremos revisitar as obras que deram corpo às duas edições do projeto Lê para mim, que depois eu conto...

Como a Mosca Fosca esteve connosco a comemorar o 10º aniversário do projeto, pela voz da Marília, mãe Leitora, que criou novas aventuras para as personagens desta obra, é por aqui que começamos.


Um dos momentos do aniversário 10 anos aLER+ em Família:
"A Sopa do Urso Lambeiro" - continuação das Aventuras da Mosca Fosca.


A Casa da Mosca Fosca 


Autores: Eva Mejuto e Sergio Mora
Editora: Kalandraka

                Eva Mejuto adaptou um conto popular russo e deu-nos a conhecer a Mosca Fosca, que vivia num bosque distante e, «farta de zunir, de dar voltas sem parar/decidiu fazer uma casa para morar». Para morar e não só! Também para receber amigos, para os quais prepararia doces na cozinha.
                Se bem decidiu, melhor o fez. No dia da inauguração do novo lar da Mosca Fosca, um belo cheiro a bolo de amora «espalhou-se pelo bosque afora».
                Um por um, foram chegando os visitantes. O primeiro foi o Escaravelho Carquelho, «aquele que tem o nariz vermelho», o segundo foi o Morcego Ralego, «o que gosta da noite e do sossego», o terceiro… Bem, a certa altura já eram sete (contando com a anfitriã) os convivas reunidos para merendar. Quem não gostou muito de se sentir excluído foi o Urso Lambeiro, «o mais guloso do mundo inteiro»
                Consegues imaginar o que se segue? Sim? Então já sabes como acaba o conto:
 «… com uma dentada e pronto!»


Este é um livro indicado pelo Plano Nacional de Leitura para alunos do 2.º ano (leitura autónoma). As ilustrações de Sergio Mora, que enchem a página e enchem o olho, recriam os divertidos animais protagonistas. Trata-se de uma narrativa acumulativa, rimada, ritmada, que se aproxima das formas da literatura oral. Por isso agrada tanto aos mais pequenos (e não só).

                                                                                                Ana Margarida Luciano